Plantas medicinais contra pele cansada e machucada

Vamos tratar em alguns artigos como as plantas medicinais podem cuidar da pele. A pele é um órgão que cobre toda a extensão do corpo e necessita ser tratada, assim como da “pele para dentro”, que trata de todos os nossos aspectos emocionais, vontades, desejos, aspirações, impulsos, controle, etc.

Hoje vamos falar das plantas medicinais que cuidam da pele cansada e manchada.

E é impressionante a forma como atuam combatendo o problema.

Banana: (Musa sapientium): da família das Musaceae. Possui outros nomes populares: bananeira, pacova, pacoveira-grande. Sua origem é da Ásia. Possui propriedades medicinais como antisséptica, cicatrizante,emoliente, nutritiva, remineralizante. As partes usadas são o fruto, casca do fruto, e seiva extraída do pseudocaule.

Trata-se de uma herbácea gigante de frutos estéreis desenvolvida há milênios por agricultores da Índia. Existem diversas variedades de banana, como nanica, da terra ou maçã, todas com propriedades semelhantes. O fruto é muito nutritivo, fornecendo até 30% de carboidrato, além de potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio e vitaminas A, B1, B2, niacina. A polpa do fruto possui uma substância adstringente que acalma os intestinos; é indicada também para os casos de úlcera e gastrite. O fruto pode ser comido maduro ao natural ou cozido, temperado com açúcar ou com sal.

Laranja: os frutos, folhas e flores da laranjeira (Citrus aurantium, variedade dulcis) são medicinais. O suco dos frutos é diurético e fortalece o sistema imunológico, pois contém vitamina C. As cascas dos frutos são estimulantes. As folhas atuam no aparelho digestivo, combatendo a dispepsia, flatulência e espasmos. As flores são calmantes, levemente hipnóticas e sedativas. Contém bioflavonoides, que bloqueiam os receptores de hormônios estimulantes do câncer (são antioxidantes, inibem a produção de colesterol em tumores e estimulam a produção de enzimas anticancerígenas). Contém ainda ácidos fenólicos (taninos) anticancerígenos, que possuem atividade antioxidante e inibem as enzimas dos tumores e a formação da nitrosamina, uma substância anticancerígena.

Receita à base de banana e laranja:

A máscara de banana é nutritiva e é especialmente indicada para peles cansadas. Limpe o rosto com um algodão embebido num chá feito com as cascas de laranja. Deixe agir por 5 minutos e, nesse meio prepare a máscara. Esmague duas bananas, adicione uma colher (sopa) de iogurte natural e outra de mel. Misture tudo até formar uma pasta consistente e homogênea. Espalhe por todo o rosto uniformemente e espere 20 minutos. Depois, retire completamente com água fria. Não saia ao sol com essa máscara. Para obter bons resultados, faça esta máscara uma vez por mês.

Limão (Citrus limonum): trata-se de uma planta arbustiva pertencente à família Rutaceae, que poderá atingir 6 m de altura. Apresenta folhas verdes, brilhantes, ovais, dentas e bem inervadas. Suas flores são róseas na parte externa e brancas internamente. Os frutos são globosos, com casca de coloração amarela. Suas sementes são esbranquiçadas e lisas. É indicado nas dores de origem reumática, quadros diarreicos, astenia, dispepsia, escorbuto, hipertensão arterial, aterosclerose, afecção das vias biliares, como coadjuvante do tratamento de estados gripais, nos quadros febris e como auxiliar no tratamento da tuberculose. Como agente externo é antisséptico. É anticancerígeno.

Receita á base de limão: Os limões têm uma ação embranquecedora que faz maravilhas. Utilize metade de um limão espremido como taça e coloque uma gema inteira batida. Adicione gotas de suco de limão e deixe repousar de um dia para outro, para que a gema absorva o óleo da casca do limão. Com o auxílio de um algodão, espalhe este creme pelo rosto, exceto a zona ao redor dos olhos. Deixe agir por 10 minutos e enxague com água morna. Se tiver a pele seca, aplique logo em seguida um creme hidratante. Não sair com essa máscara ao sol.

Importante: Não faça uso destas plantas medicinais sem antes consultar o médico.
Ótima saúde e deliciem-se com as receitas!

Bióloga e especialista em plantas medicinais – E-mail:
katiafitoterapia@uol.com.br