GCM apreende produtos irregulares na feira da Praça Oscar

Ação fez parte do combate ao comércio informal realizado pela Guarda Civil Metropolitana na região

Na manhã de 26 de fevereiro, terça-feira, dando sequência ao seu trabalho de combate ao comércio irregular, uma equipe do Comando Operacional Norte da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM SP) realizou mais uma ação bem sucedida, ao fazer apreensão de produtos irregulares na feira livre que funciona na Praça Oscar da Silva, Vila Guilherme. No total, foram apreendidas cerca de 1.300 mídias e também a barraca do comerciante, que não tinha autorização para funcionar no local.

O inspetor Marcos Bazzana Delgado, comandante operacional Norte da GCM falou sobre a operação realizada. “Na verdade temos feito um trabalho de combate informal e para constatar se os produtos apreendidos são piratas é necessário que passem ainda por uma perícia. Realizamos esta operação a partir de uma reclamação, na qual foi feita a denúncia de que havia na feira da Praça Oscar pessoas comercializando DVDs de procedência duvidosa em uma banca irregularmente instalada no local. A partir daí, fizemos uma ação simples, mas efetiva, já que comparecemos à feira com uma equipe relativamente pequena e três viaturas. Chegando na feira, de fato constatamos que a denúncia procedia, pois havia duas barracas, uma no meio da feira e outra no início da feira.

Na primeira não havia mercadorias, mas na segunda apreendemos todo material que estava sendo comercializado por uma pessoa que estava sem a devida documentação. Ao lado observamos que também havia um veículo com grande quantidade de DVDs em seu interior e também procedemos a ação dos mesmos, sem qualquer resistência de seu proprietário. Realizamos então a apreensão, entregamos a esta pessoa o contralacre para que comprove a origem lícita dos produtos e a legitimidade da barraca e possa retirá-los na sede da Subprefeitura, para onde todo material foi encaminhado. No total, cerca de 1.300 mídias foram apreendidas nesta ação e este é um trabalho que vai ter sequência por parte da GCM nas feiras livres da região. E para nos ajudar neste trabalho contamos com a colaboração da população no sentido de nos fornecer informações para que possamos agir com precisão. Para tanto, basta telefonar para nossa central de nomitoramento no número 153 no sentido deste tipo de caso ou qualquer outro problema de desordem urbana, que estaremos imediatamente direcionando nossas ações.”

Vereador Ari Friedenbach visita instalações do Comando Operacional Norte da Guarda Civil Metropolitana

Com uma atuação focada na melhoria da segurança pública e na redução da violência, o vereador Ari Friedenbach esteve visitando a sede do Comando Operacional Norte da Guarda Civil Metropolitana para conhecer as instalações, o efetivo, saber mais sobre a o trabalho desenvolvido e buscar subsídios para propor projetos ou apoiar aqueles que já tramitam na Câmara Municipal de São Paulo.

O vereador disse acreditar num modelo de atuação do Poder público focado em uma gestão participativa, onde existe uma integração entre a população, o profissional de segurança e as autoridades para a construção de projetos e implantação de ações que possam diminuir focos de violência e proporcionar mais segurança para a cidade.

Segundo o vereador “trocar experiências é sempre salutar” e citou sua recente viagem a Santiago do Chile, onde constatou o baixo índice de criminalidade decorrente da inúmeras campanhas que chamam o povo a colaborar na prevenção de violência. Segundo ele “as ações são eficazes porque no período de pouco mais de uma semana em que permaneci no Chile tive oportunidade de ler vários jornais e neles só encontrei uma notícia sobre um pequeno furto cometido naquele período todo”.

Ari Friedenbach disse ser importante que os integrantes da Guarda Civil Metropolitana façam viagens a lugares onde mudanças deram certo na redução da criminalidade a fim conhecerem de perto as ações e estudarem a possibilidade de importar modelos positivos para São Paulo.

No encontro os integrantes da GCM puderam mostrar as ações que vêm executando, em especial as Casas de Mediação de Conflito, cujo trabalho deixou o vereador encantado.

Para finalizar o vereador disse ter ficado bastante impressionado com a atuação da GCM e colocou-se à disposição para ajudá-la com o seu mandato – “as portas do meu gabinete estão sempre abertas para a GCM”, disse o vereador.