Nascer novamente

Ouvi certa vez a assertiva de que “é preciso morrer para nascer novamente”.

Para aqueles que se dedicam ao estudo do Espiritismo, dentro dos princípios e valores codificados por Allan Kardec, tal afirmação guarda plena convergência com a reencarnação, cujo sentido semântico é justamente: nascer de novo.

Exaltando a filosofia da evolução Jesus já disse que: “Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” (João, cap. III, vv. 1 a 12).

Mas, mesmo para aqueles que não professam essa convicção, aquela expressão deve ter um significado mais profundo especialmente quando é levada em conta a própria existência de cada ser.

Efetivamente, numa única existência todos vivem diversas fases que se sucedem, mas que não se confundem. São momentos únicos, de transformação, de despertar, quando somos instados a uma nova jornada dentro da própria existência.

Nesses momentos, morremos em nossos antigos padrões, deixamos o passado, nossos apegos e, em plena vida, renascemos para uma nova existência, como a fênix, ave da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

Que a cada renascer, independentemente da religião que cada qual professe, possamos trazer dentro de nós o germe da transformação moral, que eleva o espírito e impulsiona o homem para mais perto de Deus.

Que cada renascer seja um despertar para novos padrões, sem apegos e egoísmos, aproveitando uma nova oportunidade de reconciliação com os ideais superiores do Bem e da Verdade tão bem exemplificados pelo Mestre Jesus.

Que cada renascer propicie o surgimento de um novo ser que, ao combater seus vícios, edifica obras que, por mais singelas que possam parecer, convergem para si e para o mundo, fazendo o Bem, enquanto o fim supremo da Natureza.

A palavra de ordem é Orar e Vigiar, perseverando os deveres e na labuta da lapidação da pedra bruta que ainda somos, porque um dia “Seremos Todos Um” (João, vv.17:20 e 21).

Gov. do Distrito 4430 de Rotary International,
ano rotário 2006/2007